Há um tempo atrás eu estava tentando fotografar uma aranha muito pequena, como não tenho lente macro apanhei por uns 40min. Já estava desistindo quando lembrei da “lente invertida”, - porque não pensei nisso antes? (era a questão que não saia da minha cabeça). Em dois minutos fiz várias fotos legais, se eu tivesse que fotografar um inseto por dia aposto que não esqueceria de usar esse truque.
Mas lente invertida vai ficar pra outro dia, hoje a história é outra.
A dica vai principalmente para os iniciantes.
Até Setembro do ano passado eu dava aulas de fotografia em uma escola aqui de SP, certo dia um aluno reclamou que as fotos estavam embaçadas (pior que não era foco, era embaçada mesmo), olhei a objetiva contra a luz e vi uma enorme digital nela, até ai tudo bem, mas a digital estava na parte de traz da objetiva, onde encaixa na câmera, todos zoaram muito o coitado principalmente perguntando como ele conseguiu por uma digital ali. Bom até hoje não descobri, porem fotografando um evento ontem (domingo), ao descarregar as fotos, notei que havia uma mancha embaçada nelas, comecei a eliminar as possibilidades.1 – Não era foco! Estava usando foco manual, mesmo que minha dioptria estivesse desajustada não seria todas a mesma mancha no mesmo lugar.
2 – Olhei a parte da frente da objetiva e não vi nada de anormal.
3 – Verifiquei o sensor da câmera e estava tudo certo.
Hoje pela manhã tive o mesmo problema na primeira pauta do dia (isso não teria acontecido se eu verificasse o problema assim que cheguei em casa ontem). Já tinha decidido levar a objetiva pra manutenção, mas ainda em casa, resolvi dar mais uma checada com mais calma, eis que descubro uma digital na parte de traz da objetiva, como ela foi parar la eu ainda não descobri, mas aproveitei pra limpar todo o equipo e de quebra deixar as lente um pouco no sol, me disseram que isso ajuda a não dar fungos.
Eu uso um kit de limpeza que contém um pincel macio (do tipo que mulheres usam pra se maquiar) para limpar as lentes, um pincel mais duro para limpar as partes plásticas, flanela estática que se encontra em casas especializadas, uma bombinha de ar (tambem conhecida como fuk-fuk), quando a lente está muito suja ou engordurada uso detergente ótico, mas só em ultimo caso, esse detergente pode manchar a lente.
Jamais use a camiseta ou flanela suja pra limpar sua lente, a menos que você não goste mais dela.
Filtro UV é muito importante, além de proteger sua visão vai sujar o filtro e não a lente, caso risque melhor comprar outro filtro do que outra objetiva (o filtro eu limpo na camiseta mesmo).

Nenhum comentário:
Postar um comentário